Cultura de Paz

← Voltar

Sonho de garoto

Lucas Koiti é o primeiro estudante formado pela Escola Soka do Brasil a ingressar na Universidade Soka do Japão

“Quero estudar na Universidade Soka!", foi a primeira coisa que Lucas Koiti Carvalho Shiozawa disse à mãe quando voltou do Japão após visitar aquela instituição de ensino superior. Ele é o primeiro estudante formado pela Escola Soka do Brasil a ingressar na Universidade Soka do Japão.

A criança tem de ser feliz enquanto estuda, essa é a premissa básica de todas as escolas que integram o Sistema Soka de Ensino. Com base na Teoria de Criação de Valores do educador japonês, Tsunessaburo Makuguchi, nas escolas Soka os alunos são incentivados a desenvolver todo o seu potencial para tornarem-se seres humanos plenos e cidadãos conscientes que possam contribuir positiva e efetivamente para a sociedade.

“A Escola Soka do Brasil sempre foi como uma família para mim”, inicia Lucas. Ingressou na escola na fundação, 2001, e foi a matrícula número 2. Desde os seus 6 anos de idade, até os 14 – durante todo o Ensino Fundamental –, conviveu na instituição e, segundo ele “sabia o nome e a vida de todas as pessoas, sem exceção!”. E estas, por sua vez, trataram-no como um membro da família. Foi lá que conheci os meus melhores amigos, sua namorada, os melhores professores com os quais mantém uma forte amizade até hoje. “Posso afirmar que a Escola Soka do Brasil me proporcionou uma infância muito feliz, onde aprendi valores que me ajudaram posteriormente no colégio e na minha vida pessoal também”, explica.

A unidade brasileira é a caçula das escolas Soka do mundo e ingressar na instituição-mãe – a Universidade Soka do Japão – é um sonho de todo estudante Soka. “Vou agora realizar meu sonho e poder contribuir efetivamente para o avanço e consolidação do ensino Soka no Brasil”, afirma determinado.

O sonho começou a se materializar em 2011 quando teve a oportunidade de visitar o Japão em uma viagem comemorativa aos 55 anos do curso de japonês que fazia na época. Seus pais o incentivaram e ele esforçou-se para conseguir realizar a viagem. Uma amiga do Brasil que mora no Japão atualmente, ofereceu-se para levá-lo à Universidade Soka. “O dia 16 de Dezembro de 2011 ficou marcado em minha vida como o momento em que o desejo de estudar na Universidade Soka passou de um sonho impossível para algo mais concreto”, conta Lucas. Ao ouvir dele a frase que abre este texto, um tanto atônita mas feliz, a mãe Gleice, assentiu e, internamente, desejou que seu filho conseguisse realizar seu sonho.

A Universidade Soka do Japão difere das demais pela calorosa acolhida aos estudantes estrangeiros. Também mantém um curso regular intensivo de ensino do idioma japonês. Na maior parte das instituições de ensino superior em todo o mundo, os candidatos têm que ter a proficiência no idioma local. O Instituto de Língua Japonesa da UniSoka é uma referência e uma verdadeira porta de entrada ao mundo acadêmico nipônico. Lucas vai passar 2014 estudando nesta escola e, ao final do ano fará a prova nacional de proficiência do Ministério da Educação do Japão. Se passar, inicia em 2015, o curso de Engenharia de Sistema de Informação, sobre o qual tem grande expectativa quanto à sua formação, tanto profissional como pessoal. “Tudo na Soka é voltado para as questões humanísticas e por isso sei que é a escolha certa para o meu futuro”, ressalta.

 

Além de sua formação escolar, Lucas é associado da BSGI e sempre atuou com grande empenho em todas as frentes para as quais se dispôs a participar. É membro do grupo de logística e proteção Sokahan. “Posso dizer com certeza que fui e sou forjado a cada dia por esse grupo maravilhoso. Proteger e auxiliar os companheiros é uma tarefa muito importante e difícil. Mas só de ver o sorriso dos membros ao final de uma atividade me deixa plenamente realizado”, enfatiza.

Por ser o primeiro aluno Soka do Brasil a ingressar na instituição-mãe do Sistema Soka do mundo, Lucas entende que se trata de um privilégio e uma responsabilidade. “Meu objetivo principal é o de me esforçar ao máximo para conseguir uma bolsa de estudos e, consequentemente, depender menos dos meus pais que me apoiam incondicionalmente. Não será fácil, porém, a minha decisão é de vencer infalivelmente e com isso representar o Brasil dignamente, minha família e meus amigos com quem decidi: ‘Mundo aí vamos nós!’”, exulta.

 

Escola Soka do Brasil*

Fundada em junho de 2001, na capital paulista é a caçula das unidades em operação no mundo, fora do Japão. Tem como base a filosofia de criação de valores humanos, com base neste princípio, a criança tem a oportunidade de desenvolver seu ilimitado potencial e viver de forma plena.

Ser feliz enquanto estuda. Esta é a receita da pedagogia aplicada na Escola Soka do Brasil, que reúne componentes essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. O foco é o estímulo do saber, e não a simples transmissão do conhecimento. Tudo com fartas doses de afetividade, carinho, valorização da natureza, descobertas artísticas, amizade e resgate à auto-estima.

A Escola oferece o ambiente social para uma educação que forme seres humanos de mente e corpo saudáveis. Em espaços próprios, desde a educação infantil até a fundamental, elas são estimuladas a interagir com todas as manifestações do conhecimento. Um dos grandes diferenciais da Escola Soka é a proposta de integrar efetivamente pais e escola, em favor do melhor convívio e desenvolvimento dos alunos. Os pais são convidados a participar, a trocar idéias e a acompanhar muito de perto a proposta da escola. São também programadas atividades externas de interação.

 

* https://www.escolasoka.org.br/

Associação Brasil SGI

© Associação Brasil SGI - Todos os direitos reservados