Cultura de Paz

← Voltar

Rumo às Olimpíadas do Brasil!

Nicolas é um jovem da Soka Gakkai que aplica à esgrima os princípios humanistas

Segundo as mais recentes pesquisas na área da neurociência, os estímulos certos durante a primeira infância são fundamentais para obter resultados grandiosos na fase adulta, principalmente no que se refere ao desempenho de atletas de alta performance1. Nicolas Massao Ferreira Silva tem 20 anos e é o número um no ranking nacional de esgrima. Atua na BSGI desde o nascimento, pois seus pais, Carla e Wilson, já eram associados à organização quando se conheceram.


“Comecei na esgrima, aos 10 anos”, conta. Sua mãe era professora de natação e sabia da importância do esporte na formação integral do ser humano e o incentivou a iniciar as primeiras braçadas. Porém, a paixão da mãe não o tocou. Decidiu buscar outras possibilidades e encontrou a esgrima. Embora a modalidade tivesse acontecido por acaso, percebeu que tinha dom. Em pouco mais de três anos veio o primeiro campeonato nacional. No alto de seus escassos 13 anos, o jovem Nicolas já era um campeão. Devido à essa conquista disso, conseguiu o patrocínio de um grande clube paulistano pelo qual treina até hoje.


Daí pra frente as conquistas se perfilaram. A maior delas se deu no ano passado, na Rússia, quando enfrentou e venceu o campeão mundial de sua categoria. Um feito que o alçou direto para o 1º lugar no ranking nacional! Tal posição já o coloca como um dos mais cotados para competir nas Olimpíadas de 2016, que será realizada no Brasil. Além dele, seus dois irmãos – Naira de 17 e Nathan de 15 – também são esgrimistas e já caminham no mesmo passo, participando de competições nacionais e internacionais.


Mas o que existe por trás deste atleta de alto desempenho? Preparação, disciplina e concentração, com certeza. “Eu sempre tive como base a filosofia humanística do budismo Nitiren. Em minha vida, tenho sempre em primeiro lugar a minha missão como associado da BSGI, que tem como ideal a construção de uma cultura de paz”, explica Nicolas. Sempre que viaja em torneios ou treinamentos, leva as publicações e empenha-se em sua prática individual. “Isso me dá o equilíbrio e a concentração necessários para os jogos”, enfatiza. Seus colegas conhecem sua rotina de treinos e sabem que esta inclui os estudos da filosofia.


O nome nipônico Massao – que significa: disciplina, praticidade, lealdade, confiabilidade, gosto pelo trabalho, solidez e eficiência – foi enviado pelo presidente da SGI, dr. Daisaku Ikeda, em retribuição ao empenho de sua mãe como coordenadora do Núcleo Feminino de Jovens da BSGI ao longo de vários anos. Nicolas não tem qualquer descendência japonesa, mas ostenta o nome Massao com orgulho.


O mesmo orgulho que leva aos pódios de todo o mundo quando de suas conquistas. “Não seria nada sem a filosofia humanística. Ela me ensinou a buscar meus objetivos, a respeitar meus companheiros e adversários e, principalmente, a perseverar e manter a missão de promover a paz onde quer que esteja”, ressalta o jovem esgrimista.
Cursa o primeiro ano de engenharia mecânica e pretende se dedicar aos estudos e prosseguir na esgrima. Com o lema "Esforce-se três vezes mais do que os outros", desafia-se como líder do Núcleo Masculino de Jovens de um distrito e como membro do grupo Sokahan de apoio e proteção às atividades da BSGI. Ele credita seu sucesso no esporte a esse empenho nos grupos de jovens da organização. “Quero participar das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro ao lado de meus irmãos e oferecer a vitória ao meu mestre da vida, dr. Daisaku Ikeda!”, finaliza Nicolas.


 


1 Informação extraída da matéria Educação adequada na primeira infância pode fazer a diferença em uma final olímpica? Postado no blog Esporte Fino, por Luiz Augusto Lima em 23/07/2013, disponível no link: http://esportefino.cartacapital.com.br/educacao-adequada-na-primeira-infancia-pode-fazer-a-diferenca-em-uma-final-olimpica/

Associação Brasil SGI

© Associação Brasil SGI - Todos os direitos reservados